shopping-bag 0
Items : 0
Subtotal : R$0,00
View Cart Check Out

Antônio Carvalho





Antônio Carvalho

Compartilhe:

Antônio Vaz de Carvalho presidiu o Fluminense Football Club entre 13 de dezembro de 1908 a 19 de dezembro de 1910. Sua gestão herdou de Francis Walter um time tricampeão, um clube em ascensão e uma dívida de 287 mil e 290 Réis. Em sua gestão inaugurou mais duas quadras de tênis e promoveu a temporada internacional da equipe do Corinthians Casuals, que marcou uma derrota acachapante nas Laranjeiras por 10 a 1 para o clube inglês, em seu segundo ano de gestão. A integração com o futebol inglês, no entanto, foi importante para o desenvolvimento do esporte bretão em terras tupiniquins.  

Uma de suas primeiras medidas foi devolver à equipe o uniforme tricolor. A nova camisa deu sorte ao time que fora bastante reformulado após o título do ano anterior. Mesmo com as mudanças, a equipe entrosou-se rapidamente conseguindo resultados expressivos: 9 a 0 contra o Bangu, 10 a 0 e 8 a 1 contra o Haddock Lobo, e 8 a 2 contra o Riachuelo, na partida final. O Fluminense conquistou a competição de forma invicta, tornando-se o primeiro time carioca tetracampeão estadual.

Em 1910, apesar das brilhantes vitórias obtidas com o uniforme tricolor no ano anterior, o presidente Antônio Vaz de Carvalho decidiu mudar mais uma vez o uniforme. O Fluminense passou a adotar um uniforme branco, com mangas compridas e sem o escudo, mas dessa vez, sem as faixas diagonais. Importadas da Inglaterra na combinação blazer/sweater, de lojas tradicionais como a Casa Scott, as camisas eram vendidas aos jogadores no vestiário, antes do início dos jogos. A equipe alcançou bons resultados durante o torneio, mas a primeira goleada sofrida para um rival acabou com o sonho do pentacampeonato. Após perder por 6 a 1 para o Botafogo no meio da competição, o tricolor terminou o certame na segunda colocação, três pontos atrás do rival e assistindo pela primeira vez, a taça do campeonato do Rio de Janeiro indo para outro clube.

Se no primeiro ano de sua gestão, Antônio Vaz de Carvalho foi vitorioso nos campos, os investimentos no clube aumentaram o déficit no orçamento para 04 milhões e 448 mil e 740 Réis. Ao final de seu mandato, apesar da frustração da torcida com a perda do campeonato, o presidente não só contornou a situação desfavorável do ano anterior, como também deixou o clube com o valor de 1 milhão e 424 mil e 200 Réis em caixa.

 

Compartilhe: