shopping-bag 0
Items : 0
Subtotal : R$0,00
View Cart Check Out

Ricardo Gomes





Ricardo Gomes

Compartilhe:

Ricardo Gomes Raymundo nasceu no Rio de Janeiro, no dia 13 de Dezembro de 1964. Iniciou a carreira como zagueiro nas divisões de base do Fluminense, já participando das seleções restritivas do Brasil. Tornou-se profissional em 1982 e logo tornou-se titular, levando o Fluminense ao Tricampeonato Estadual, em 1983, 1984 e 1985, e ao Campeonato Brasileiro em 1984, quando conquistou ainda o torneio de Seul no mesmo ano.

As boas atuações pelo Fluminense levaram Ricardo Gomes à Seleção Principal, onde conquistou a medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos de 1987. Em 1988, deixou às Laranjeiras para atuar pelo Benfica, em Portugal, onde conquistou o campeonato nacional por duas temporadas. Em 1989 conquistou junto a Seleção Brasileira a Copa América. No ano seguinte, foi capitão da seleção na Copa do Mundo, sediada na Itália. Em 1991, foi contratado pelo Paris Saint-Germain, onde se tornou ídolo, jogando por quatro temporadas, conquistando o Campeonato Francês e a Copa da França por duas vezes.

Homem de confiança de Carlos Alberto Parreira, Ricardo Gomes atuou apenas nas quatro últimas partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994, por conta de uma contusão abdominal e, ainda assim, marcou três gols. Já convocado para a Copa, o zagueiro era titular em um amistoso contra El Salvador, o último antes da estreia no mundial. Aos 21 minutos, Ricardo Gomes sofreu uma lesão muscular, que foi responsável pelo seu corte da Copa do Mundo. Depois de mais uma temporada no Benfica, após conquistar a Taça de Portugal, encerrou a carreira em 1996, com apenas 31 anos.

Após se afastar dos gramados, Ricardo Gomes se tornou treinador, iniciando os trabalhos no Paris Saint-Germain, onde era ídolo da torcida e conquistou a Copa da Liga Francesa e a Copa da França em 1998. Chegou ao Brasil em 1999 para treinar o Vitória, e conquistou a Copa do Nordeste e o Campeonato Baiano. Após treinar alguns clubes foi convidado pela CBF para ser treinador da Seleção Olímpica de 2002 a 2004. Após passagem pela seleção treinou enfim o Fluminense, mas não teve grande destaque, treinando o Flamengo em seguida. Voltou à França para treinar o Bordeaux, onde conquistou a Copa da Liga Francesa, em 2007.

Treinou ainda o Mônaco antes de voltar ao Brasil para ser treinador do São Paulo. Voltou a ter destaque ao conquistar junto ao Vasco da Gama a Copa do Brasil de 2011. Em 28 de agosto do mesmo ano, durante uma partida entre Vasco da Gama e Flamengo, Ricardo Gomes sofreu um AVC hemorrágico e foi internado em estado grave, fator que o levou a ficar mais de um ano afastado de suas atividades profissionais. Retornou ao futebol para exercer a função de diretor técnico e diretor executivo no Vasco da Gama, em 2013. Dois anos depois retornou aos gramados para treinar o Botafogo, seguindo assim a carreira de treinador.

Galeria de imagens:

Compartilhe: